sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O QUE DIZEM OS OUTROS SOBRE...

... ANTOLOGIA LUGARES DISTANTES

O texto seguinte é da autoria/propriedade do blog EBOOK BRASIL, e foi  pa 10 Janeiro 2012. Pode ser encontrado na integra em:

 http://www.ebookbr.com/2012/01/resenha-historia-de-lugares-distantes.html


 
TÍTULO: Lugares Distantes
TEMA: Contos ficção, terror, suspense  
COMPRA: Gratuito Infinitum

Caros leitores trago para a apreciação de vocês, a resenha do e-book Lugares Distantes, publicada e distribuída de forma gratuita pela editora Infinitum.

Trata-se de uma coletânea de contos de autores iniciantes que submeteram seus textos no site da editora em 2011 sob a temática História de Lugares Distantes organizados por Daniel Cavalcante e Jonathan Cavaca.

Ao todo são 13 textos de autores brasileiros e portugueses, jovens e adultos, experientes ganhadores de prêmios e aspirantes a escritores, textos rápidos de no máximo cinco páginas,  organizados nos formato ePub sem DRM, comportando estilos de escrita mui diferente um dos outros.

A produção do ebook recebeu esmerada atenção, a capa, por exemplo, foi diagramada para preencher com perfeição as 6" da tela do e-reader (no meu caso Kindle 2), o índice possui uma excelente acessibilidade quer por meio do hiperlink (table of contents), quer por meio do avanço de capítulos típico do sistema do Kindle (via 5-way).  Além de terem incluído hiperlinks funcionais de glossário no caso do conto O Vampiro da Floresta.

Notei alguns erros de digitação, letras perdidas, falta de assento, mas nada muito irritante, no geral, todos os textos são escritos em um português culto aplicado em uma linguagem coloquial e de fácil entendimento.

Como citei na minha definição de leitor, tenho um grande interesse de saber um pouco sobre o autor do texto que leio, um conhecimento que me ajuda a entender as circunstâncias em que a obra fora escrita, e a editora Infinitum contribui com esse meu anseio colocando no início de cada conto uma minibiografia dos autores.

Esse recurso  auxilia na divulgação dos novos escritores para o grande público, pois traz links para outros textos, de página pessoal, de sites de relacionamento, etc, bem como, permite o leitor adquira uma noção qual o estilo de leitura lhe espera na próxima página.

Assim, podemos dividir os 13 contos em dois grupos: escritores maduros e escritores verdes.

No hall dos maduros encontramos os melhores contos:

Selvagens (Valentina Ferreira): um conto de terror "gótico" cuja escrita consegue conduzir o leitor aos momentos corretos de tensão.

Aprisionada (Jorge Rosa): um thriller realista que nos lança a presenciar a decadência do ser humano diante das drogas.

Lágrimas de Crocodilo (João Rogaciano): um texto corrente, coerente com as ideias do começo ao fim, consegue passar uma história que atravessa séculos para nos apresentar um desfecho psicologicamente revoltante.

Crianças na  Estrada (Soraia Barbosa): para os amantes da série de TV Sobrenatural, um bom conto com tudo que o terror ficcional pede.

A casa (Jussara Gonzo): dos contistas "maduros" a mais nova em idade, mas que produziu um texto cotidiano com um dose de fantasia quase palpável, capaz de conduzir pela escrita simples e curta a uma imersão de imagens e sensações condizentes de um bom conto.

Praga Noturna (Emanuel Marques): o conto lembra um texto clonado de algum livro de sci-fi pop da década de 70, nitidamente Wellsiano, porém, mediano.

Os demais contos carecem de revisão pois ou o autor se perde na escrita, deixando o texto confuso, ou a história é contada de uma forma muito burocrática, quase como se estivesse escrevendo uma redação escolar.

O formato conto não permite tais deslizes, pois não há tempo hábil para correção, por se tratar de histórias curtas, o autor precisa conduzir o leitor  com maestria a um clímax seguido de um desfecho. Os contos da "turma verde" não consegue atingir essa expectativa.

No entanto, o e-book Lugares Distantes é uma excelente iniciativa da pioneira editora digital Infinitum ao estimular a escrita e a leitura em nosso país.

Além dessa antologia, está disponível para download livre Deuses, uma coletânea de contos que falam sobre as mitologias teológicas da raça humana a qual faremos uma resenha em breve.




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012